sexta-feira, 3 de julho de 2015

Madeleine tradicional

Tom Abrahão - Biscoitos e cookies 2

Curso eduK

Madeleine - São típicos e sofisticados biscoitos franceses em forma de concha. É um biscoito do séc XVIII, conta a história que Luís XV comeu uma no Castelo de Commercy e deu o nome da confeiteira que o havia criado: Madekeine Paulmier.

Rendimento: 24 unidades
Durabilidade: 30 dias

Ingredientes:
- 175 g de manteiga
- 175 g de farinha de trigo
- 150 g de açúcar de confeiteiro
- 2 g de sal
- 8 g de fermento químico
- 1 laranja – casca ralada
- 1 limão – casca ralada
- 175 g de ovos
- 10 g de mel (pode ser substituído por glucose)

Modo de preparo:

Na batedeira, misturar a farinha, o açúcar, o fermento, as raspas e a pitada de sal. Acrescentar a manteiga em ponto de pomada e levar para bater com a raquete para fazer tipo uma farofa, deixando bem misturado (método de pão-de-ló).
Acrescentar o ovo e bater bem deixando bem lisa e sem grumos. (consistência de pão-de-ló). Levar à geladeira de  30 min a 1 hora (tempo da manteiga endurecer) para ficar bem firme, colocar na forma untada com manteiga usando a manga (colocar a massa no meio) ou pingar com uma colher (até a metade da forma) e levar ao forno.
Levar ao forno preaquecido a 200º por 12 a 15 minutos (fazer o teste do palito e até a borda ficar douradinha). Deixar esfriar por uns 5 minutos antes de desenformar.

Pode ser feita em qualquer outra forma pequena (tipo empadinha).
Para ralar as cascas, revestir o ralador com filme plástico e depois que tiver ralado só tirar o filme e colocar na receita.
Pode deixar a massa na geladeira por uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário