sexta-feira, 17 de julho de 2015

Rosas de coco recheadas

Luzinete Veiga - Balas e pirulitos - faça e venda

Curso eduK



Rosas de coco (pétalas)
Durabilidade: 1 mês, congelada 90 dias.

Ingredientes:
- 100 ml de água
- 100 ml de leite de coco
- 1/2 kg de açúcar refinado
- 3 colheres (sopa) de margarina sem sal - para untar a pedra

Modo de preparo:
Em uma panela grossa colocar a água, o leite de coco e o açúcar. Mexer bem a calda até dissolver o açúcar, com um pincel molhado na água limpar todo o açúcar ao redor da panela para não açucarar a bala.

Usar um queimador menor em fogo baixo para não queimar. Depois que colocar no fogo não deixar oscilar a chama do fogo e nem mexer na panela.
No início a calda forma bolhas bem grandes como de sabão e no decorrer da fervura elas vão diminuindo. Quando as bolhas estiverem bem pequenininhas está na hora de começar a tirar o ponto da bala (sempre em água em temperatura ambiente e em recipientes de vidro).
Calda a 125º se for usar a pedra gelada. Calda muda ligeiramente de tonalidade para champagne bem clarinha. Ponto de bala dura.
Sempre que for tirar o ponto mudar a água. Quando soltar dentro de um recipiente de vidro ouvir o barulhinho de pedrinha.
Para o preparo da pedra retirar o gelo, passar um pano, o papel toalha, higienizar com álcool, secar bem e untar com margarina sem sal.
Virar a calda encostando a panela na pedra para não açucarar e não raspar a panela. Esperar as laterais endurecerem para começar a puxar.
Dobrar a bala e mudar de lugar na pedra para onde está gelada. Ir sempre mudando de lugar para onde está fria a pedra.  Quando estiver na temperatura do corpo começar a puxar com as mãos.
Puxar com mais delicadeza e ir moldando nas mãos em primeiro lugar o miolo da rosa e depois ir moldando e colocando as pétalas sobrepostas.
Deixar todas as rosas prontas e depois ir colocando os miolos. Para dar uma corzinha basta colocar um pouquinho de pó para sorvete misturado com um pouco de margarina e agregar à massa enquanto vai modelando as pétalas e miolo.
Se a bala endurecer muito e não conseguir moldar, levar à chama do fogão para dar uma amolecida e conseguir modelar.


Doce de ovos e coco
Durabilidade: 10 dias.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas peneiradas
- 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
- 100 g de coco ralado colorido (amarelo)

Modo de preparo:
Levar ao fogo o leite condensado, as gemas, a manteiga e o coco.
Misturar sempre até soltar do fundo da panela.
Deixar esfriar em temperatura ambiente e levar à geladeira coberto com filme plástico por 1 hora antes de rechear a bala.
Para a montagem da rosa fazer as bolinhas com o doce para o miolo e passar no coco ralado colorido. Achatar um pouco a rosa no lugar do miolo e colocar o docinho.
Deixar secar por 1 dia em temperatura ambiente.
No dia seguinte a rosa vai estar quebradiça. Com uma faca quebrar os excessos da massa para colocar dentro da forminha.

Para saborizar e dar cor à bala
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) margarina
- 1 colher (sopa) pó para sorvete no sabor desejado

Modo de preparo:
Fazer uma pastinha e colocar na mão enquanto estiver puxando a bala para ir se misturando na massa e agregando o sabor e a cor à massa.


Bala gourmet Romeu e Julieta

Modo de preparo:
Levar a massa básica ao processador até virar farinha. Agregar o queijo parmesão e quando estiver homogeneizado ir pingando o leite de coco enquanto processa até formar uma bola e dar o ponto (como massa de empada). Reservar dentro de um saco plástico culinário para não ressecar. Se a massa secar, molhar a mão no leite de coco e massagear.
Pegar um pouco da massa, fazer tipo um croquete e entre 2 plásticos abrir a massa. Fazer um retângulo e colocar o recheio de brigadeiro branco com cream cheese e uma tira de goiabada cascão em formato de rolo no meio do retângulo.
Dobrar com o próprio plástico, marcar a bala e retirar o excesso, rolar para um lado e outro e salpicar com coco (50 g). Rolar para fazer um rocambole e começar a cortar (colocar de lado e ajeitar) colocando uma ao lado da outra em uma assadeira para não cair. Polvilhar com coco ralado. Deixar secar por 1 dia. Conservar em caixinhas ou latinhas.



Colocar as sobras das balas em um saquinho para continuar macia e ser utilizada para fazer a bala gourmet.
Para colorir o doce utilizar corante em gel com o doce já pronto depois de frio.
Para colorir o coco diluir o corante em gel em uma colher (café) de água e colocar no coco para aderir ou usar corante líquido. Colocar o coco dentro de um saco plástico, pingar o corante dentro e misturar.
Concentrado de maracujá para saborizar as balas: cozinhar a polpa do maracujá com a glucose branca e deixar reduzir até formar um xarope para usar como pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário