sexta-feira, 3 de julho de 2015

Biscoito integral – massa básica

Tom Abrahão - Biscoitos e cookies 2

Curso eduK


Rendimento: 500 g
Durabilidade: 60 dias

Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de azeite extravirgem ou manteiga
- 2½ xícaras de farinha integral
- 1 ou 2 colheres (sopa) de sabor (alho, ervas finas, azeitona, chia, semente de girassol, queijo parmesão, sopa de cebola, chocolate)

Modo de preparo:
Colocar a farinha em um bowl, fazer um buraco no meio, colocar a água, o azeite e o sabor escolhido. Misturar com as mãos até dar o ponto (como quando fazemos pães e pasta). Se for necessário, pingar água até dar o ponto.

A massa não precisa descansar, pode ser aberta entre dois plásticos, abrindo com o rolo (pode ser mais grossa ou mais fina - como um cracker). Retirar o plástico de cima, virar e colocar em assadeira untada ou com papel manteiga. Cortar em quadradinhos. Levar ao forno preaquecido a 200º por 15 minutos (até ficar dourado)

Pode ser congelada a massa - durabilidade na geladeira 1 semana e 60 dias no congelador.
Congelar já aberta e cortada - abrir e cortar a massa, levar ao freezer na assadeira e depois de congelados, retirar e colocar em saquinhos tirando o ar. Para descongelar, retirar do congelador, colocar na assadeira e assar de imediato.
Se quiser fazer o biscoito doce, acrescentar em torno de 6% de açúcar em relação a quantidade de farinha.
A farinha de trigo branca pede em torno de 58% a 62% de água e a farinha de trigo integral pede em torno de 65% de água.
As massas que precisam descansar são as que vão fermento, as que tem mais gordura e que tem uma consistência que precisa "montar".
Massa pode ser feita na mão ou na batedeira, pode ser aberta entre os plásticos ou no tapete de silicone. Pode ser aberta direto na assadeira, basta deixar ela um pouquinho mais macia e esparramar com a mão, vir com a faca e cortar ela inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário