quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bolo brigadeiros

Edivânia Reis - Bolos em fatia

Curso eduK



Recheio de brigadeiro com castanha-do-Brasil
Rendimento: 1.000 g
Durabilidade: 4 dias

Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado (790 g)
- 60 g de manteiga
- 45 g de chocolate em pó
- 50 ml de creme de leite
- 100 g de castanha-do-Brasil

Modo de preparo:
Quando triturar as oleaginosas, levar ao fogo para secar antes de usar (5 a 7 minutos no forno quente). Leve o leite condensado, a manteiga, o chocolate em pó, o creme de leite e as castanhas ao fogo, mexendo sempre, até soltar levemente do fundo da panela. Ponto de brigadeiro cremoso de colher (começou a soltar do fundo, tira do fogo). Utilize.


Recheio de brigadeiro noir
Rendimento: 990 g
Durabilidade: 4 dias

Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado (790 g)
- 60 g de manteiga
- 45 g de cacau em pó
- 50 ml de creme de leite
- 50 g de chocolate amargo picado

Modo de preparo:
Leve o leite condensado, a manteiga, o cacau e o creme de leite ao fogo, mexendo sempre, até soltar levemente do fundo da panela. Em seguida, adicione o chocolate picado. Misture bem. Utilize.

MONTAGEM:
Desenformar (se estiver grudado no fundo, levar ao fogo na trempe para aquecer um pouco) e cortar (fazer a volta toda com a faca de pão e depois "entrar" no meio). Utilizar o filme plástico ou saco plástico de culinária para "encapar" a forma por dentro. Fatia de 1 cm.
Usar a forma de cabeça para baixo para marcar o tamanho da forma onde vai montar. Colocar a 1ª fatia na forma, regar com a calda básica II uma quantidade até absorver. Colocar o brigadeiro noir ainda morno e espalhar bem para ficar uniforme (+- 1 cm). Colocar a 2ª fatia, dar uma apertadinha, regar com a calda, colocar o brigadeiro de castanha-do-Brasil. Colocar a 3ª fatia, dar uma apertadinha, regar com a calda, fechar o plástico (para não ressecar) por cima e levar à geladeira por no mínimo 4 horas. Para dar acabamento, virar o bolo em uma superfície (pode ser um pedaço de isopor colocado ainda na forma, antes de gelar, para dar suporte), espalhar o brigadeiro noir e polvilhar com chocolate em pó (usar uma peneira). Cortar com a faca de pão, cortar um pouquinho menor que a base. Na forma de pão-de-mel colocar 30 g em cada forminha para assar e fazer um minibolo. Pode ser congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário